terça-feira, 4 de maio de 2010

Levy x Wolton



Pierre Levy , Levy filósofo da informação de origem Tunisiana, defende que o ciberespaço é um local democrático que proporciona aprendizado coletivo e experiências múltiplas. A cooperação é o item mais característico do ciberespaço e faz com que qualquer um tenha voz, o que antes não era possível. O novo formato que surge com essa democratização é o “muitos para muitos”, reforçando mais uma vez, a idéia de coletividade.  E tudo isso gera uma interação gigantesca e de velocidade incrível, seguindo assim a evolução do homem que deseja sempre tudo mais imediato e consegue cada vez mais fazer varias coisas ao mesmo tempo de forma ágil.

Já Dominique Wolton é um sociólogo de origem francesa, que defende a ideia de que as novas ferramentas tecnológicas e conseqüentemente o ciberespaço, não vão resolver todos os problemas existentes na comunicação, ele diz que quanto mais a tecnologia evoluir mais a nossa capacidade de assimilar e realizar a comunicação irá regredir. Para Wolton os usuários ficarão isolados uns dos outros, e isso trará dificuldade em dialogar e expressar suas ideias.

Na minha opinião a internet faz parte do processo de evolução do homem. Entendo que o ciberespaço extingue todas as fronteiras geográficas, e gera uma interção nunca vista antes, e a troca de informações é tão imediata que chega a assustar os mais clássicos, ela integra e promove uma região livre, onde você faz a informação e debate a respeito dela, ou seja, ela não deixa o usuário incapaz de dialogar a respeito de uma idéia contrária. A internet melhora a circulação de informações trazendo acontecimentos do mundo todo ao seu alcançe quase instantaneamente. Fatores como esses mostram como o ciberspaço é essencial e que faz parte da evolução da tecnologia e interatividade.