sexta-feira, 5 de março de 2010

Conceituando a web 2.0


A web 2.0 foi criada em 2004 para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma".

Embora o termo tenha aparência de uma nova versão para a Web, ele e não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

A web 1.0 atuou, prioritariamente, como uma rede entre computadores. Já a web 2.0 extrapola o caráter tecnológico para formar uma rede entre indivíduos.

Nela há ambientes propícios à criação e manutenção de redes sociais e múltiplos plug-ins que permitem estender a funcionalidade básica de um determinado site ou aplicação e agregar conteúdo. Enquanto na web 1.0 os sites eram estáticos, interativos e fechados.

Antes para fazer qualquer coisa era necessário programas instalados no computador, hoje não é mais necessário. Existem várias coisa que pode fazer somente utilizando a Internet, por exemplo, usar suas planilhas, documentos e apresentações sem ter o office instalado na máquina, através do  http://docs.google.com/, gerenciar uma máquina remotamente através do  Logmein, ou usar um mensageiro instantâneo http://www.meebo.com/.

A web 2.0 é uma das várias novidades que a internet nos traz ao longo de sua história, buscando sempre inovar e tornar mais prático o nosso dia a dia.

Um comentário: