A comunicação como fonte de relacionamento, passou por mutações históricas milenares, sofrendo também problemas políticos, econômicos e sociais contudo obteve um desenvolvimento dentro das ciências humanas extraordinário e muito popularizado nos dias de hoje.O avanço tecnológico, sociológico e geográfico não se atenuam nessa metamorfose sendo estes influentes diretos.
PRINCÍPIO
Graças a um contexto geográfico único e a condições ecológicas muito específicas nossos ancestrais que não eram em grande número, habitavam portanto, todos a mesma zona geográfica ,é provável que falassem a mesma língua, ou seja, a linguagem aparece como o primeiro passo da comunicação nas relações humanas. O desenvolvimento demográfico incide no afastamento de um ou de vários subgrupos rumo a outros horizontes causando divergências de línguas, separação de culturas assim sucessivamente a humanidade foi se distribuindo por todos os continentes. A revolução neolítica encadeia-se como fonte de mudanças na cultura e na sociedade a divisão entre cidade e estado o processo da escrita, seria o principio de um mundo capitalista, o homem sedentário acumula suas riquezas, tudo isso se expande muito rápido tendo como conexão as reuniões.
Em relação da interconexão das principais partes do mundo graças aos habitantes, industriosos e missionários da península européia do séc.XV, aonde a ligação entre metrópole e colônia era dada através dos oceanos pode-se constatar mais um marco do desenvolvimento.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A revolução industrial na Idade Media, tirou grande parte da população que ainda vivia no campo para levar as grandes cidades que cresciam de maneira avassaladora um procedimento que originava uma revolução informacional contemporânea.Nunca deixará de existir agricultores, trabalhadores rurais porem inclusive estas atividades tende a concentrar-se na informação e nas mensagens. Com a automatização dessas últimas operações graças à infor-mática, o trabalho humano tende a deslocar-se cada vez mais para o “inautoma-tizável”, ou seja, a criatividade, a iniciativa, a coordenação.
A quintuplicação, ou mais, da população somente no século XX representa, sob todos os aspectos, um acontecimento excepcional, a explosão demográfica foi acompanhada pelo desenvolvimento das migrações dos deslocamentos de população.
A ASCENDÊNCIA
A evolução dos meios de transporte e comunicação, a crescente freqüências de viagens pelos decrescentes custos, as turbulências do cotidiano familiar e profissional, faz com que venha a surgir uma exploração progressiva da sociedade urbana tendo em vista também a multiplicação de contatos, contribuindo para o reencontro e a reconexão da humanidade consigo mesma,provocando uma mutação aonde se substitui o transporte físico pela transmissão de mensagens o telégrafo expande-se ao mesmo tempo que as ferrovias. O automóvel e o telefone avançam em paralelo.Já o rádio e a televisão são contemporâneos do desenvolvimento da aviação e da exploração espacial.
CIBERESPAÇO
Atualmenteo ciberespaço é o sistema com o desenvolvimento mais rápido de toda história das técnicas de comunicação Essa tecnologia descarta a necessidade do homem fisico para constituir a comunicação, dando mais ênfase ao ato da imaginação. Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo.
Legal a forma como construiu o texto.
ResponderExcluirbom trabalho!